O BCAA é um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física, sua sigla em inglês significa Branch Chain Amino Acid (aminoácidos de cadeia ramificada). Sua popularidade tornou-se alta no meio fitness/esportivo, por terem seus aminoácidos associados ao aumento de massa muscular e diminuição de dores musculares tardias.
A comercialização dos aminoácidos de cadeia ramificada possui muita popularidade entre os suplementos com efeitos ergogênicos. O principal marketing está na afirmação de que o consumo isolado de BCAA associado ao exercício físico resistido estimula a síntese de proteína muscular. Porém, acredito que você já leu algumas informações controvérsas sobre o BCAA e ficou em dúvida se deveria usar ou não. Então, fica ligado nas informações abaixo!
O BCAA é constituído de 3 aminoácidos essenciais, conhecidos como leucina, isoleucina e valina. Cerca de um pouco mais de 30% dos aminoácidos encontrados nos músculos são BCAA e a partir disso, começamos a compreender se sua ingestão é tão importante para aqueles que desejam um ganho muscular.
Os aminoácidos que fazem parte do BCAA atuarão fornecendo ao músculo, os principais aminoácidos envolvidos na síntese de proteína muscular. E, desses 3 aminoácidos envolvidos, os estudos mostram que a leucina, é o aminoácido mais eficaz em ativar uma das principais vias anabólicas chamada mTOR. Ou seja, a presença de leucina é essencial para que essa via seja ativada no intuito de aumentar a síntese de proteína muscular.
Além disso, a ingestão de BCAA também é capaz de estimular e elevar a produção de insulina, hormônio altamente anabólico, proporcionando melhor absorção dos aminoácidos e permitindo maior entrada de glicose nas células. E fazer com que ele se “doe” durante uma pratica de exercícios físicos. Ou seja, quando utilizamos o BCAA nosso corpo utiliza os aminoácidos do suplemento antes de utilizar as nossas reservas de músculo, assim você não cataboliza. O resultado é mais energia nos treinos. E falando em energia, o BCAA também pode reduzir o cansaço inibindo a produção de serotonina, neurotransmissor envolvido no processo de sono e cansaço!
BCAA engorda?
Uma dose de BCAA possui geralmente 23kcal (esse valor varia de acordo com os diversos produtos). Mas para isso a associação de sua ingestão deve ser acompanhada a prática de exercícios físicos.
BCAA em pó ou em cápsula? Qual a diferença?
O uso de BCAA na forma de pó facilita, pois pode ser adicionado diretamente em bebidas além de ser encontrado em diferentes sabores. Além do mais, em pó geralmente fornece uma concentração maior de aminoácidos e possui rápida absorção.
BCAA antes ou depois do treino?
Os aminoácidos que compõe o BCAA estão relacionados diretamente com a participação na síntese proteica muscular e de forma geral, os estudos apontam que seus benefícios podem ser proporcionados tanto antes quanto depois do treino. Acredita-se que tomá-lo antes do treino você possa já estar fornecendo substrato para a formação muscular. E após o treino, você estaria dando o aminoácido para o tecido que foi lesionado pela atividade física.
Para uma leitura mais aprofundada no assunto, segue a referência: 10.3390/nu10101389
Este texto foi escrito por Amanda Carneiro, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.
Faço crossfit e gostaria de saber se é possível usar o bcaa junto com a creatina? A creatina deve ser tomada antes do treino e o bcaa depois?
Olá, Carolina! 😀
É possível consumir os dois produtos sim. Os melhores momentos seriam:
BCAA no pré-treino, na dose de 100mg/kg de peso.
CREATINA não há um momento específico, mas o pós-treino tem sido um momento indicado pelos especialistas (junto com a proteína). Nos dias em que não treinar, pode usar junto a uma pequena refeição ou com um suco (a insulina liberada ao comer estimula a captação de creatina).
Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos.