Beta-Alanina: o que é?

A beta-alanina (BA) é um aminoácido que, junto com a histidina, compõem uma proteína chamada Carnosina. Porém, enquanto a histidina está presente em grande quantidade no tecido muscular, a produção de BA no nosso organismo é limitada, o que faz com que este nutriente seja um fator limitante para a produção de Carnosina. 

“Mas qual a importância da carnosina?”, você deve estar pensando. 

A carnosina é o principal fator de tamponamento muscular. Ou seja, quando nós praticamos determinados exercícios, como a musculação por exemplo, nós aumentamos a produção de energia, contudo, nada na vida é “de graça” e com o aumento da produção de ATP (a energia), há um aumento da presença de H+ na célula o que leva a uma queda do pH, dificultando a continuidade do treino. 

Moral da história: com maiores estoques intramusculares de carnosina, maior é a sua capacidade de conter os íons H+ que diminuíram o pH muscular, te levando à fadiga. 

A literatura científica já demonstra que o consumo de beta-alanina é capaz de melhorar o desempenho em esportes de alta intensidade e de curta duração (60 – 240 segundos), mas também em treinos de natação entre 100 e 400m, corrida entre 400m e 1500m e ciclismo até 4 km. 

 

Como usar?

O consumo de beta-alanina deve ser diário e de cerca de 3 a 6g, devendo ser fracionado ao longo do dia. 

 

E a “coceira”?

Sem dúvidas o efeito mais conhecido quando se fala de BA é a parestesia que nada mais é do que a sensação de formigamento que é percebida após o seu consumo. Isso ocorre pois a beta-alanina tem receptores subdérmicos que são sensíveis à sua presença e geram uma sensação semelhante a um formigamento que pode confundir os desavisados, mas pode se tranquilizar já que a sua segurança é comprovada e, assim como não tem benefício clínico conhecido, a parestesia também não causa nenhum malefício. 

Este texto foi escrito por Rafael Froccowier, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *