A Coenzima Q10 é uma enzima produzida naturalmente pelo corpo e está presente em todas as células do organismo, sobretudo em órgãos de grande funcionalidade como o coração, rins, fígado e cérebro que necessitando de maior quantidade de energia. 

Essa substância participa de várias funções bioquímicas nas células, porém, sua atividade mais importante acontece dentro das mitocôndrias, que são organelas celulares que atuam na produção de energia (ATP), a COq10 tem ação no transporte de elétrons durante a cadeia respiratória. 

Além disso, tem ação antioxidante, protegendo as células dos radicais livres que podem ser produzidos, principalmente, pelo metabolismo energético, dessa forma, impedindo o envelhecimento precoce das células. 

Ela pode ser encontrada na forma de ubiquinol e ubiquinona, sendo a primeira a forma mais biodisponível para a sua absorção. 

Benefícios da Coenzima Q10 

Energia- A coenzima atua melhorando a saúde das mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de ATP (adenosina trifosfato), a forma que o corpo utiliza a energia. Além disso, faz biogênese mitocondrial que é o aumento da quantidade das mitocôndrias, dessa forma melhorando a disposição corporal. 

Cardioproteção-  A COq10 pode contribuir na regulação da contração e do relaxamento do coração, ajuda a reduzir a pressão sanguínea e a vasodilatar o endotélio dos vasos sanguíneos fazendo com que a passagem do sangue ocorra com mais facilidade. 

Colesterol triglicerídeos- Consegue reduzir o LDL conhecido como o colesterol ruim, além de diminuir a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Para pessoas que utilizam estatina, é muito importante o consumo da coenzima, já que esses tipos de medicamentos podem reduzir a sua produção natural. 

Enxaqueca- Potente redutor das dores de enxaqueca, pois, a Coq10 reduz os radicais livres produzidos no cérebro, diminui a ação dos mediadores da dor (CGRP) que podem aumentar ou reduzir a dor cerebral. 

Fertilidade- Pode atuar melhorando a saúde dos óvulos das mulheres e espermatozoides dos homens, além de aumentar a energia que aumenta sua motilidade fazendo com que ocorra uma melhor fecundação. 

MODO DE USO: 

Pode ser utilizado de 100 a 400mg, e o melhor momento de uso seria em conjunto a alguma refeição. 

Esse texto foi escrito por Ramila Gonçalves (@ramila.nutri) baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@177.154.191.246. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *