Você sabia que o colágeno tipo II faz parte da composição das cartilagens? 

Também chamado de colágeno não desnaturado tipo II, é uma proteína que pode ser encontrada em diversas partes do corpo, mas principalmente na pele, tecidos e ossos.  

Além disso, o UC-II contribui para manter a sustentação dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, e por isso ele acaba tendo muita importância para pessoas que praticam exercícios físicos extenuantes já que pode ocorrer o desgaste das articulações, e também para o envelhecimento, pois, na medida em que se passa a idade o corpo pode diminuir a sua produção natural de colágeno.  

Algumas doenças relacionadas ao colágeno, acontecem porque o corpo reconhece o UC-II como uma proteína estranha que necessita ser destruída, a partir daí os linfócitos T entram em ação atacando a proteína estrutural da cartilagem, logo, ocasionando em doenças articulares como: osteoartrite, inflamação de articulações, lesão em cartilagens e artrite reumatoide. 

Nesse sentido, umas das formas de tratar e reverter esses quadros seria a utilização da suplementação do colágeno tipo II, que pode ser encontrado em capsulas ou em pó. 

Este tipo de colágeno pode ser tomado em uma dose de aproximadamente 40 mg/dia, o tratamento faz com que o corpo não reconheça mais o UC-II como uma ameaça, e ocorre a desativação da degradação dessa proteína, fazendo com que o corpo reestabeleça o colágeno perdido, reduza a inflamação, dor e melhore a saúde articular. 

 

 

Esse texto foi escrito por Ramila Gonçalves (@ramila.nutri) baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@177.154.191.246. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *