O feno-grego (Trigonella foenum-graecum) é uma planta que demonstrou ter efeitos significativos no aumento de testosterona, libido, atividade sexual e redução de sintomas de envelhecimento masculino. Muito disso é por conta dessa planta conter saponinas responsáveis pela complexação do colesterol na membrana celular, colesterol esse sendo um dos responsáveis pela síntese de testosterona. Os estudos apontam uma suplementação de 600mg de extrato como tendo os melhores resultados.
A Ashwagandha (Withaniasomnifera) também teve bons resultados para aumento de testosterona, LH (hormônio luteinizante), concentração, volume e motilidade espermática (ajudando na fertilidade). Um estudo de 8 semanas suplementou homens de 18 a 50 anos com 600mg de extrato por dia, dividido em duas doses de 300mg. Houve uma redução significativa na creatina quinase (importante marcador de dano muscular), aumento de força, circunferências e diminuição de gordura quando comparado com o grupo placebo, podendo ser a ashwagandha uma opção para o público que busca esses efeitos.
A mucuna é outra planta que demonstrou melhora dos níveis de testosterona e de fertilidade. Como a mucuna é uma rica fonte de L-DOPA, sua administração pode estimular ainda mais o GnRH após cruzar a barreira hematoencefálica. No eixo hipotálamo-hipófise-testicular, o GnRH estimulará ainda mais a produção de FSH e LH na hipófise anterior, que estimulará ainda mais as células de Sertoli e as células de Leydig, respectivamente. O FSH vai aumentar a quantidade de espermatozoides e o LH a testosterona. A administração de mucuna também pode reduzir os níveis de prolactina. A ingestão de L-DOPA da mucuna pode aumentar os níveis de dopamina, o que inibiria a síntese de prolactina. Foi relatado que a prolactina diminui a produção de testosterona através do feedback negativo do GnRH. Sua administração também melhorou a saúde e a quantidade dos espermatozoides em diversos estudos.
Por fim, a Eurycoma longifólia ou Tongkat Ali, popularmente conhecida como Long Jack, é uma planta herbácea bem reconhecida no Sudeste asiático, usada como uma erva medicinal popular para o tratamento de disfunções sexuais e melhora do desempenho sexual. Estudos demonstram aumento de testosterona livre por reduzir sua ligação com o SHBG (deixando-a mais biodisponível), aumento da libido masculina, aumento da produção de espermatozoides e consequente melhora da fertilidade, e melhora de ereção peniana. As dosagens nos estudos foram de 200 a 400mg por dia de extrato.
Portanto, em caso de deficiência androgênica causada pela idade, ou mesmo para aumento de testosterona pensando em melhorar quadros clínicos, fertilidade, disposição e libido, por exemplo, a utilização de alguns fitoterápicos pode ser muito útil!
“Este texto foi escrito por Alexandre Roriz, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por certosaude)