Você sabia que o GLA pode ser um importante anti-inflamatório na pele? O GLA (ácido gama linolênico) é um ácido graxo encontrado em alguns óleos comerciais como prímula, borragem e groselha negra. Apesar de ser uma substância muito conhecida por aliviar os sintomas da TPM, o GLA também tem uma ação importante quando o assunto é a saúde da pele!

Estudos em humanos mostram que a suplementação de 400 mg de GLA consegue reduzir de forma significativa as lesões inflamatórias da acne, e não para por aí! Um estudo realizado por  Simon e colaboradores (2014) mostrou que a suplementação de 320 mg de GLA reduziu o grau de severidade da dermatite atópica, uma doença de pele genética, crônica e inflamatória. Pacientes com esta doença possuem uma falha na produção da enzima delta-6-dessaturase, diminuindo as concentrações de DGLA e prostaglandina E1 na pele, fatores que contribuem para a patogênese da doença e seu caráter inflamatório. Os estudos mostram que a suplementação de GLA reduz de forma significativa os sintomas incômodos como coceira, prurido e vermelhidão em pessoas com dermatite.

Isso acontece graças as propriedades anti-inflamatórias do GLA, que, no organismo humano se transforma em DGLA, responsável por produzir substâncias como a Prostaglandina E1 (PGE1) e o 15 hidroxidi-homo-y-linolênico (15-OH-DGLA) que irão regular os principais mediadores inflamatórios da dermatite e acne, melhorando a saúde da pele nessas condições!

Por isso, se você sofre com acne ou dermatite, saiba que suplementação de GLA é uma alternativa eficaz para auxiliar no tratamento da sua pele!

Este texto foi escrito por Daniele Guedes (@danieleguedesnutri), baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@177.154.191.246

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *