O que é Hipercalórico?
O termo ” hipercalórico ” surgiu como resultado da indústria e das pessoas que os utilizam. Este é um termo usado para descrever um alimento ou suplemento que contém alta concentração de energia. Essa energia vem de uma variedade de fontes, incluindo carboidratos, proteínas e gorduras. Hoje, existem suplementos com a mais ampla gama de composições relacionadas ao tipo de matéria-prima utilizada, concentrações de vitaminas e perfis de sabor.
HIPERCALÓRICO: PARA QUE SERVE?
É usado geralmente por atletas que possuem alto gasto energético durante o dia e não conseguem suprir as calorias diárias somente com a alimentação. Além disso, são ideais para pessoas que têm dificuldade de ganhar massa muscular ou querem ganhar peso. Os hipercalóricos são ricos em carboidrato e proteína, mas pobres em gordura, auxiliando no ganho de massa muscular.
No entanto , é fundamental não esperar resultados milagrosos do suplemento. Apesar do fato de que uma maior ingestão calórica leva a um ganho de peso mais rápido do que se você estivesse simplesmente se exercitando e comendo corretamente, o processo é progressivo e não instantâneo. Ao contrário da crença popular, evite produtos que prometem alterar seu corpo em questão de dias ou semanas.
COMO INCLUIR E EQUILIBRAR HIPERCALÓRICO NA DIETA?
Procure sempre o conselho de um profissional que possa definir sua situação específica. Ele precisa avaliar a demanda e, com isso, planejar sua oferta. Um nutricionista profissional examina os fatores relacionados às necessidades nutricionais.
Indivíduos sem supervisão podem usar a regra geral de que devemos comer a cada três horas. Quando não for possível consumir uma refeição ou quando ela fornecer apenas uma pequena quantidade de calorias, os produtos hipercalóricos podem ser programados e inseridos nesse contexto. Ainda assim, não considere o hipercalórico como substituto das principais refeições e sim um complemento alimentar.
COMO TOMAR HIPERCALÓRICO?
A indicação do fabricante é misturar com água quando o consumo acontecer próximo aos treinos, já nas demais refeições pode-se usar o líquido de preferência (leite, por exemplo). Devem ser, em média, duas a três porções por dia, atingindo no total o consumo médio de 500kcal a 1000kcal advindas do suplemento. A quantidade de caloria por porção varia de marca para marca. Mas, o ideal é sempre fracionar a porção indicada pelo fabricante para evitar desconfortos gástricos.
Este texto foi escrito por Amanda Carneiro, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.