O que é?

A melatonina é o hormônio do sono, produzida pela glândula pineal a partir da ausência de estímulos luminosos captados pela retina. Ela é responsável por ativar receptores mt1 e mt2 no cérebro. O receptor mt1 induz o início do sono e o receptor mt2 regula as mudanças das fases do sono.

Algumas condições podem afetar a produção natural de melatonina, como:

Menopausa
Avançar da idade
Transtorno do déficit de atenção
Transtorno do espectro autista
Estresse, depressão e ansiedade

Pra que serve?

A suplementação de melatonina exógena reduz a latência, que é o tempo para começar a dormir e promove um sono de maior qualidade. Por modular nossos genes relógios, a melatonina regula o ciclo circadiano. Por isso, a suplementação é eficaz para tratar casos de insônia e Jetleg.

Os benefícios da melatonina também incluem:

Tratamento de dor: enxaqueca, fibromialgia, disminorreia
Redução PCR (marcador inflamatório) em pacientes com covid-19
Liberação de GH

Como usar?

Doses de 0,5 a 3mg cerca de 30 min à 1h antes de dormir. Dosagens mais altas podem trazer efeitos colaterais de sonolência diurna.

A suplementação de melatonina causa dependência?

Não! A suplementação exógena de melatonina não altera sua produção natural, não oferece risco de toxicidade e é segura mesmo em doses mais altas (20-100mg/dia).

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Este texto foi escrito por Daniele Guedes (@danieleguedesnutri) baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@177.154.191.246

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