Força muscular é definida como a capacidade de exercer força sob um
conjunto particular de condições biomecânicas. Enquanto resistência é a
capacidade de um músculo ou grupo muscular de realizar contrações repetidas
contra uma carga por um período prolongado.
Dessa forma, é importante distinguir os suplementos que aumentam a força
daqueles que aumentam a resistência ao treino.
Dentre os suplementos para força, cabe destacar a cafeína, a qual age através
da sensibilização dos canais de cálcio no músculo, estimulando a contração
muscular. Vale ressaltar que a cafeína anidra é mais utilizada nos estudos para
tal benefício.
A deficiência de vitamina D também está relacionada à fraqueza nos músculos,
uma vez que os níveis deficitários estão associados a menor conteúdo de
receptores de vitamina D (VDR), aumento do estresse oxidativo e atividade
alterada de enzimas antioxidantes no músculo esquelético.
Além disso, podemos contar com os efeitos benéficos do HMB, que é um
metabólito da leucina, por meio do aumento das áreas transversais das fibras
musculares, bem como a massa corporal magra, resultando em maiores
ganhos de força e potência após o treinamento. Lembrando que trata-se de
uma substância anti-proteolítica.
Por fim, a creatina é uma grande aliada no que tange força muscular, de forma
direta pela recaptação de cálcio via creatina quinase no retículo
sarcoplasmático e também de forma indireta aumentando a capacidade de
trabalho pela ressíntese de ATP (nossa querida molécula energética –
adenosina trifosfato).

 

Esse texto foi escrito por Alanna Batista, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@certosaude.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

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