Proteínas vegetais são produtos que como o próprio nome sugere são proteínas advindas de fontes vegetais, é comum que proteínas de origem vegetal tenham um perfil inferior quando comparadas com as de origem animal (aminoácidos essenciais), elas são consideradas “proteínas incompletas”, no entanto, atualmente já sabe-se desta inferioridade no perfil de da proteína, sendo assim as empresas acabam variando as fontes de origem vegetal em um mesmo produto o que deixa ela mais próxima de uma whey protein em relação aos aminoácidos. Sendo assim é importante analisar ao optar por estes produtos se nos ingredientes constam ao menos dois tipos de fontes proteicas, como por exemplo da ervilha, abóbora, chia e arroz.

Mas qual a finalidade deste produto??

As proteínas desempenham um papel fundamental no nosso organismo, sendo indispensável para a preservação da massa muscular e manutenção de diversos tecidos, enzimas e hormônios, portanto a utilização de proteínas vegetais pode ser uma excelente alternativa para o publico vegano, ou não, que tem dificuldade de atingir este micronutriente através da dieta.

Outra finalidade da utilização destas proteínas pode ser o rápido aporte de aminoácidos essenciais no pós treino para melhorar a recuperação muscular, anabolismo muscular e facilitar as adaptações causadas pelo treino, seja emagrecimento (saciedade) ou ganho de massa magra (síntese proteica muscular) a proteína tem um papel fundamental em ambos objetivos.

“Certo, mas como eu posso utilizar?”

A proteína pode ser utilizada como uma forma de aumentar seu aporte proteico diário, para isso você pode adicionar 1/2 ou 1 dose da proteína em uma refeição/lanche em que seja identificado a falta de proteína, a outra forma de utilizar seria uma dose no pós-treino.

Para ajustar a utilização deste produto na sua rotina pode ser interessante a conversa com um profissional de nutrição capacitado, procure uma loja Certo Saúde e converse com um HeadNutri para traçar a melhor estratégia para seus objetivos.

Este texto foi escrito por Samuel Lopes, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@177.154.191.246

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *