enxaqueca

Você já ouviu falar sobre a 6° doença mais incapacitante do mundo? 

Essa doença é a enxaqueca, também chamada de migrânea caracterizada como um distúrbio neurológico crônico. Ela vai acontecer a partir da vasodilatação dos musculo liso dos vasos sanguíneos, tudo se inicia quando os neurônios corticais se despolarizam aumentando a sua sensibilidade a informações, os receptores da dor vão ser ainda mais estimulados e a ação de neuropeptídeos que são mediadores da dor vai ser aumentada, levando a sensações negativas de dor. 

A partir daí se forma a dor de cabeça específica da migrânea, sendo contraria a cefaleias comuns já que ocorrem a partir da vasoconstricção dos vasos sanguíneos. 

As dores que podem ser leves, moderadas ou fortes, mas como posso diferenciar se tenho enxaqueca ou cefaleia? 

Os sintomas mais característicos da enxaqueca são: 

-Dor em só um lado da cabeça de forma mais localizada 

-Fotofobia que é o incomodo e a sensibilidade à luz 

-Fonofobia que se qualifica como incomodo aos ruídos 

-Náuseas e vômitos 

Suplementação para enxaqueca: 

Coenzima Q10– de 100 a 400mg, atua reduzindo o estresse oxidativo cerebral e aumentando sua oxigenação. 

Curcumina 500mg, tem ação antioxidante, reduz a inflamação cerebral e ação de neuropeptídeos mediadores da dor (CGRP- peptídeo relacionado ao gene da calcitonina) 

Resveratrol- 75mg, com seus polifenóis atua como antioxidante diminuindo os radicais livres e tem ação neuroptotetora.

 

Esse texto foi escrito por Ramila Gonçalves (@ramila.nutri) baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@177.154.191.246. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *