O tribulus terresitris é um suplemento alimentar extraído de uma planta originária da Índia e África do Sul. Seu extrato possui diferentes compostos com importantes propriedades biológicas incluindo saponinas esteroidais, flavonoides, taninos, terpenoides, ácidos polifenol carboxílicos e alcaloides.
As saponinas presentes no tribulus reduzem o estresse oxidativo que está ligado à disfunção endotelial presente na disfunção erétil. Este mecanismo poderia promover a ereção por vasodilatação e aumento do suprimento sanguíneo para os corpos cavernosos, promovendo a ereção.
Diferentes estudos clínicos em homens com disfunção erétil, hipognadismo e desejo sexual hipoativo mostraram que o extrato de tribulus pode melhorar a ereção, desempenho, desejo, excitação e o grau de satisfação sexual.
Os resultados do uso de tribulus em mulheres também parece promissor!
Os estudos clínicos com mulheres na menopausa com desejo sexual hipoativo relataram melhora do desejo, excitação, satisfação, orgamos e qualidade de vida em geral.
Isso acontece porque as saponinas presentes no tribulus contém os metabólitos do fitoestrógeno que exercem um efeito estrogênico no sistema nervoso central. Também foi proposto que as saponinas esteróides presentes no extrato de Tribulus levam a uma conversão de androstenediona em estrogênio, que entra na circulação. Processo importante, já que na menopausa os níveis de estrogênio tendem a cair, afetando, dentre outros fatores, a libido!
Assim, o tribulus parece ser uma importante alternativa para auxiliar no tratamento de disfunções sexuais em homens e mulheres.
Esse texto foi escrito por Daniele Guedes (@danieleguedesnutri) baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)