Estudo de Harvard mostra que adoçante não emagrece nem melhora a saúde -  Casa e Jardim | Curiosidades

Os adoçantes naturais são retirados de vegetais ou frutas e são utilizados para substituir o açúcar em várias preparações, desde simplesmente adoçar o café até utilizar em receitas mais elaboradas. Além disso, a maioria dos adoçantes não possuem valor calórico, uma vez que não são metabolizados pelo corpo, sendo utilizado como estratégia para diminuir o fornecimento de calorias em dieta com déficit calórico ou para pessoas que precisam reduzir o consumo de açúcar.

Vamos saber mais sobre alguns dos adoçantes mais conhecidos?

Xilitol
O principal benefício deste adoçante é seu efeito anticariogênico. Vários estudos relatam o poder do xilitol em tratar e prevenir cáries dentárias, que por não ser metabolizado também pelas bactérias bucais ajuda a impedir o crescimento e formação da placa bacteriana. Além disso, o xilitol pode ser útil para diabéticos, uma vez que não estimula a insulina e glicose, diferente do açúcar. O seu poder edulcorante é de 1:1, ou seja, possui o mesmo sabor doce que o açúcar. Não há estabelecido uma ingestão diária, mas há estudos com até 50g de xilitol sem apresentar riscos.

Stevia
Esse é o adoçante mais indicado para uso por pessoas diabéticas, uma vez que não eleva a glicemia e tem baixíssimas calorias. Alguns estudos mostram que a stevia pode ajudar também na saciedade, apesar de haver divergências. Outra propriedade desse adoçante é que o ativo da planta da qual é obtida a stevia, possa ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a controlar o diabetes. Além disso, a stevia também possui efeitos sobre o intestino, uma vez que estimula o crescimento de bactérias benéficas e pode até inibir o crescimento de bactérias patogênicas. A stevia é utilizada em pouquíssimas quantidades uma vez que possui poder adoçante 200-300x maior que o açúcar. A IDA (ingestão diária aceitável) desse adoçante é de até 5,5mg/kg, ou seja, uma quantidade muito além do que é comumente utilizado, portanto, é possível afirmar que seu uso é seguro.

Os adoçantes naturais são então ótimas opções para pessoas em dieta com déficit calórico, para diabéticos e até para prevenção e tratamento de cáries. Todas as pessoas podem se beneficiar da utilização de adoçantes uma vez que ajuda a diminuir o consumo de açúcar que em excesso pode causar inúmeros problemas.

Esse texto foi escrito por Rebeka Santos (@psrebeka) baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *