O ácido docosahexaenóico (DHA) é um ácido graxo poli-insaturado de cadeia longa, que pertence à categoria ômega 3, suas principais fontes são algas e em produtos de origem animal (óleo de peixe e óleo de krill), representando mais de 30% da composição total de fosfolipídios das membranas plasmáticas cerebrais.

A bainha de mielina, parte integrante do neurônio é formada de 70% a 80% de lipídios, (entre eles o DHA), responsável principalmente pela maior velocidade aos potenciais de ação, impedindo a dissipação da energia elétrica ou seja atua como um isolante, melhorando o transporte de impulsos nervosos pelos neurônios, sendo assim de enorme importância para os processos cognitivos, a questão que fica é, a suplementaçãodo ácido docosahexaenóico melhora os parâmetros cognitivos?.

Os desfechos foram os seguintes, com uma média de 1 grama a utilização da suplementação de DHA apresentou resultados positivos para pessoas com declínio cognitivo leve, ademais houve consistência na melhoria da capacidade de processamento cognitivo em crianças sem déficits neurológicos e da nitidez da visão de participantes idosos, menores erros de aprendizagem associada pareada. Outrossim, verificou-se melhora de parâmetros que , indicaram maior circulação sanguínea durante atividades
cognitivas em idosos que também apresentaram em outro estudo melhora significativa em associação da localização de objetos e na memória.

Além disso, outro grupo beneficiado com a suplementação foram pessoas solitárias, que apresentaram controle da piora da memória episódica e verbal, por outro lado a grande maioria estudos não apontaram resultados favoráveis da suplementação de DHA  em indivíduos adultos saudáveis e apresentaram melhores resultados estavam em combinação com o EPA, demonstrando muitas vezes desfechos inconclusivos

Esse texto foi escrito por Rafael Pereira (@rafae1_ps), baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@certosaude.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *