Sabemos que o sono é essencial e muito importante para a saúde do ser humano. É nesse estágio que o nosso corpo consegue regular diversos hormônios, fazer reparo de tecidos, concretizar memórias e aprendizados, além de descansar após um dia cansativo para estarmos dispostos no dia seguinte.
Porém, muitas pessoas possuem dificuldades quanto à essa atividade de vital importância: não dormem bem, acordam cansados mesmo após uma noite de sono ou até mesmo não conseguem dormir, afetando diretamente na sua saúde e qualidade de vida. A pergunta é: a suplementação de L-Carnitina é eficaz para atenuar esses problemas?
A resposta é sim! A suplementação de L-Carnitina (principalmente na sua forma acetilada) pode ser eficaz para ajudar na qualidade do sono, uma vez que participa da formação da acetilcolina, um neurotransmissor importante para regulação do ciclo de sono-vigília e para sinalização das vias parassimpáticas do corpo, que têm papel no relaxamento muscular e redução da frequência cardíaca, importantíssimos na fase de sono mais profundo (sono REM).
A utilização de L-Acetil Carnitina para esse fim tem sido demonstrada eficaz para diversos públicos: idosos com fadiga crônica, crianças com Déficit de Atenção e pessoas com Esclerose Múltipla. A sua suplementação, em doses variáveis de 1 a 4g, conseguiu corrigir aspectos como distúrbios do sono, cansaço excessivo e cochilos durante o dia, muito característicos dessas condições e que afetam diretamente na qualidade do sono noturno.
Esse texto foi escrito por Alan Matheus (@alanmatheusnutri), baseado em artigos científicos. Todo material pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude).