A enorme quantidade de descobertas sobre o papel do genoma humano na nutrição levou à criação de uma nova disciplina: a Genômica Nutricional, prometendo um melhor tratamento e prevenção de doenças através de dietas mais individualizadas.

A Genômica Nutricional é uma ciência que se subdivide em: Nutrigenômica, que é o estudo da interação entre os componentes da dieta e o genoma, e as mudanças reguladoras nas proteínas e outros metabolismos; e a Nutrigenética que identifica a resposta aos componentes da dieta em relação às diferenças genéticas. O objetivo final é combinar a ingestão de nutrientes com o status atual do genoma (ou seja, genoma herdado e adquirido) para que a manutenção do genoma, a expressão gênica, o metabolismo e a função celular possam ocorrer normalmente e de maneira homeostaticamente sustentável e fornecer uma melhor interpretação dos dados de estudos epidemiológicos e de intervenção clínica sobre os impactos na saúde de fatores dietéticos que podem ajudar a revisar as recomendações para nutrição personalizada.

Recentemente, estudos nutrigenéticos identificaram variantes genéticas associadas à suscetibilidade a várias doenças secundárias à interação com fatores dietéticos. Esses avanços científicos contribuirão muito para o tratamento e prevenção de doenças crônicas, pois podem potencialmente prever o risco de um indivíduo, explicar a etiologia da doença e permitir a personalização do manejo nutricional.

 

 

Esse texto foi escrito por Alanna Batista, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *