O sono é um fator muito importante tanto para saúde quanto para estética. É durante o sono que nosso corpo se recupera, regenera e se prepara para um novo dia. Quando falamos em sono de qualidade isso não significa apenas dormir 8H por noite, significa dormir de forma profunda e constante e principalmente acordar disposto no dia seguinte.

Com todas as responsabilidades da vida, tem se tornado muito mais frequentes os distúrbios do sono e talvez isso também tenha relação com os níveis de vitamina D. Os artigos iniciais fizeram apenas uma associação entre sono e essa vitamina, uma vez que grande parte das pessoas com problemas no sono também tinham deficiência de vitamina D. Após alguns estudos, podemos explicar, pelo menos em parte, esse efeito.

Em todo o cérebro possuímos diversos receptores de vitamina D, principalmente nas regiões do cérebro responsáveis pelo sono. A vitamina D pode atuar regulando a produção e inibição de melatonina, ou seja, se durante o dia somos expostos ao sol, essa informação chega ao cérebro de que não é mais necessário estimular o sono e quando escurece está na hora de produzir melatonina mais uma vez. A pessoa que não se expõe ao sol e, portanto, não possui níveis adequados de vitamina D, pode ter alterações na produção do hormônio do sono.

Além disso, o sono inadequado também pode desregular os níveis de vitamina D, ou seja, é um efeito bidirecional, onde os dois lados podem ser afetados. Pessoas acima do peso, também podem ter níveis inadequados de vitamina D, que por ser lipossolúvel tende a se estocar no tecido adiposo o que reduz sua atividade nas células. Assim como os níveis baixos de vitamina D pode afetar a qualidade do sono e assim também agrava o ganho de gordura.

Ou seja, a suplementação de vitamina D pode ser essencial para diversos casos. Essa é uma das vitaminas mais estudadas e tem se mostrado cada dia mais importante para o corpo humano.

 

Esse texto foi escrito por Rebeka Santos (@psrebeka), baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo email [email protected].

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *