O BCAA é um suplemento alimentar constituído pelos aminoácidos de cadeia ramificada, que são os aminoácidos essenciais Leucina, Isoleucina e Valina. Na internet há muitas polêmicas e discussões acerca desse suplemento, já que as pessoas afirmam ser ineficiente e completamente inútil para pessoas que praticam academia. É comum encontrar argumentos dizendo que para objetivos como hipertrofia muscular seria muito melhor utilizar um Whey Protein ou até mesmo uma dieta rica em proteínas. E quer saber? Essas pessoas têm razão.
Os estudos demonstraram que a suplementação de BCAA em paralelo ao treinamento resistido e uma ingestão adequada de proteínas a partir da dieta não promoveu ganhos adicionais de massa muscular, demonstrando que apenas um bom aporte proteico a partir da alimentação já é o bastante para atingir o crescimento muscular. Então realmente, para este objetivo o Whey e as proteínas provenientes da dieta já supririam muito melhor que o BCAA, uma vez que possuem uma maior variedade de aminoácidos essenciais (além daqueles que são encontrados no BCAA), o que é extremamente necessário para uma boa hipertrofia.
Porém, não é porque o BCAA não é a melhor opção para hipertrofia que iremos descarta-lo completamente como opção para quem quer ter melhorar a performance na prática de esportes. Por uma outra ótica, é possível defender o uso do BCAA para melhora das dores musculares tardias, por exemplo. Os aminoácidos presentes nesse suplemento têm o poder de regular células responsáveis pelo controle de inflamações, atenuando incômodos relacionados ao dano muscular induzido pelo exercício. É possível destacar também a eficácia cientificamente comprovada do BCAA em reduzir biomarcadores de dano e acidose muscular como a creatina quinase e lactato desidrogenase, tendo efeito satisfatório na redução de dores de até 96h após a prática do exercício.
Além disso, os aminoácidos de cadeia ramificada competem com o triptofano pela passagem através da barreira hematoencefálica. O triptofano, por sua vez, ao ultrapassar essa barreira, é direcionado ao cérebro na forma de serotonina, que em excesso durante o exercício pode causar sensação de sonolência e fadiga. Dessa forma, uma maior concentração de BCAA implica em menos serotonina acumulada no cérebro; portanto, pode-se destacar também a função do BCAA como agente da redução da fadiga mental durante o exercício, trazendo benefícios extra para o esporte além daqueles já elencados.
Esse texto foi escrito por Alan Matheus (@alanmatheusnutri), baseado em artigos científicos. Todo material pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude).