Bem, até aqui conhecemos diversas aplicabilidades da creatina, principalmente no que tange ao aumento indireto de força e consequentemente melhora da performance esportiva. A creatina que é um nutriente formado a partir da glicina, arginina e metionina, possui uma particularidade importante em sua absorção corporal, ela tem transportadores específicos em nosso organismo é isso faz dela um dos suplementos mais seguros e com excelentes resultados, todo mundo vai ser responsivo ao seu uso? Não,  no entanto, maior parte da população vai desfrutar dos seus benefícios. O esporte ou modalidades de maiores aplicabilidades da creatina, são os de curta duração e que necessitam de momentos de explosão e potência em um curto intervalo de tempo, isso porque a creatina possui uma boa capacidade em ressintetizar a nossa principal molécula de energia que é o ATP. No entanto, com o avançar das pesquisas, foi possível identificar outros efeitos importantes e que podem ser associados a outras modalidades esportivas como o endurance.

 

As atividades de endurance são classificadas como aquelas de baixa intensidade e longa duração ou aquelas que são mistas (que possuem momentos e explosão como o futebol, mas que possuem um tempo maior de execução). Mesmo sendo de baixa intensidade e longa duração, alguns processos adaptativos podem ser importantes para a manutenção da performance, como por exemplo: o aumento da capacidade oxidativa (produção de energia), aumento das fibras musculares do tipo I (importantes para os exercícios de endurance), recuperação muscular, redução de dores tardias e hidratação. A creatina demonstrou em alguns estudos, exercer papel fundamental em aspectos de declínio de performance como a redução das dores musculares provocadas pelo exercício, aumento da recuperação muscular, glicogênio (estoque de energia), hidratação intracelular que é importante pra garantir os processos metabólicos intracelulares e evitar a desidratação, além disso, mostrou reduzir os níveis de lactato que limita o trabalho do músculo e induz a fadiga precoce.

 

As doses de creatina são de 5g e utilizadas de domingo a domingo, próximo a uma refeição.

 

“Esse texto foi escrito por Michel Sueira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].”

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *