O verão está chegando e você ainda não conseguiu dar aquela “secada” pra dar uma volta na praia? Os diuréticos podem ser uma excelente opção pra você!

Das diversas estratégias para perda de peso, sem dúvidas o uso de diurético é a que apresenta resultado mais veloz​! Mas vamos entender um pouco mais sobre esse efeito, seus pontos positivos e os cuidados que você precisa ter!

Os diuréticos são substâncias que tem o objetivo de eliminar líquido do nosso organismo. Podem se apresentar na forma de fármacos ou serem extraídos de plantas (diuréticos naturais). Os fármacos possuem ação mais potente e são utilizados para tratamento de algumas condições como hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose e síndrome nefrítica, por exemplo. Já os diuréticos naturais são extraídos de plantas e, por serem naturais, possuem menos efeito colateral.

O chá preto, chá verde, chá de hibiscus são bebidas diuréticas feitas com as folhas de plantas. Camellia Sinensispertencente à família Theaceae, Hibiscus sabdariffa ou mais conhecida como caruru-azedo, assim como o capim-santo ou erva cidreira, pertencente à família Poaceae, Cavalinha (Equisetum arvense), Juniper (Juniperus Communis) são exemplos de plantas com potencial diurético. Esse efeito pode ser oriundo da cafeína ou de mecanismos diretos como aumento das taxas de filtração glomerular renal.

Outra forma de consumir esses diuréticos são através de suplementos em cápsulas que possuem os ativos dessas plantas isolados.

Esses produtos podem ser consumidos ao longo do dia, porém é importante ter cuidado com o exagero para não promover uma desidratação exagerada e impactar em consequências negativas. Os diuréticos não devem ser utilizados por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades.

Esse texto foi escrito por Eduardo Novaes, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@177.154.191.246. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *