A Passiflora incarnata é uma espécie vegetal nativa das Américas que é muito popular no Brasil e é mais conhecida como maracujá, nome indígena atribuído à ela.
Fonte de diversas substâncias fitoquímicas, ela vem sendo utilizada para o tratamento da insônia e do transtorno de ansiedade com relativo sucesso, posto que as suas substâncias terapêuticas tem ação neurológica e conseguem proporcionar relaxamento, além de possuir atividade hipnótica, assim podendo ser usada para a melhora da qualidade de sono.
Entre os vários compostos bioativos presentes tanto em suas folhas quanto em suas flores e, em menor quantidade, nos frutos, os flavonóides são o principal grupo de compostos extraídos do maracujá e, os flavonóides presentes nessa planta são capazes de modular os receptores de GABA: um neurotransmissor majoritariamente inibitório, que é importante para o controle da ansiedade. A vitexina presente no extrato de Passiflora incarnata demonstrou o potencial de atenuar a ansiedade de modo muito semelhante à medicamentos e de melhorar a qualidade subjetiva do sono, sendo uma das espécies vegetais mais utilizadas para essa finalidade.
Como utilizar?
Recomenda-se consumir P. incarnata de acordo com a indicação de um profissional capacitado, mas geralmente antes de dormir e cerca de 60 mg de extrato sexo já demostrou ser benéfica para a melhoria dos sintomas da ansiedade.
Este texto foi escrito por Rafael Froccowier, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco.