A proposta da suplementação vitaminas e minerais em sua forma mais biodisponível é uma estratégia usada para garantir que a concentração no plasma sanguíneo e nos tecidos sejam encontradas em maior concentração. Dentro dessa perspectiva, surge o Metilfolato que é uma isoforma da vitamina b9 (folato) e que poupa o trabalho de algumas enzimas para poder transforma-lo no metabólito que será entregue aos tecidos. A importância desse nutriente é diversas e está relacionado com crescimento celular, neutralização da homocisteína (em altas concentrações está relacionada com doenças cardiovasculares), a sua deficiência pode causar defeitos no tubo neural, Anemia megaloblástica, Alzheimer, Doença renal crônica. Um achado interessante na literatura é que o metilfolato reduziu sintomas depressivos, o que pode ser uma estratégia para o uso em alguns casos.
Por outro lado, a suplementação da Metilcobalamina que é uma isoforma da vitamina B12 (cobalamina) é interessante devido a recorrência de algumas deficiências adquiridas ou genética da baixa produção do fator intrínseco, que é responsável pelo suporte da absorção da cobalamina, além de manter as concentrações dos metabolitos maiores no plasma sanguíneo e nos tecidos. Por ser exclusivamente de origem animal, veganos e vegetarianos estritos devem suplementar para evitar a deficiência deste nutriente que está relacionado a anemia megaloblástica, anormalidades imunológica. Atualmente, a deficiência em B12 tem sido relatada também no paciente submetido à cirurgia bariátrica, na qual os pacientes são suplementados por via oral (350 a 500 μg/dia), intramuscular (1.000 μg/mês ou 3.000 μg a cada 6 meses), nasal (500 μg/semana) ou sublingual (500 μg/dia).
Existem outras isoformas da cobalamina como a hidroxocobalamina, cianocobalamina e a cobanamida, alguns estudos realizaram a comparação entre elas para verificar qual teria um maior potencial, entretanto foi verificado que o resultado é dose dependente ou seja, em relação a uma concentração recomendada especifica, a cianocobalamina por exemplo teve uma concentração maior em relação a metilcobalamina.
Este texto foi escrito por Michel Sueira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.