A N acetil cisteína (NAC) é um substrato do principal sistema antioxidante que existe no nosso corpo, o glutamina, mas calma que vamos te explicar. A vida não existe sem radicais livres, ele é importante para a adaptação do nosso corpo ao meio, é por causa dos radicais livres que nos defendemos de vírus, bactérias, além de serem importantes para a hipertrofia muscular, o problema é quando eles estão em excesso e precisam ser contidos, aí que entra a nossa NAC para auxiliar na redução dos radicais livres. conceituado, vamos partir para um segundo ponto, durante o exercício físico, há um aumento da produção de radicais livres e até certo momento o corpo consegue neutralizá-los e a vida segue, porém, a contínua liberação desses radicais induzem a fadiga, principalmente pela redução na produção de energia, indução a desidratação, redução da contração muscular e por fim, interrupção do exercício.

 

A suplementação da NAC garante que tenhamos sempre o nosso glutationa em níveis adequados pra retardar a fadiga precoce, mas um ponto importante precisa ser discutidos, o uso de antioxidante devem ser feitos em momentos longe do treino, isso porque eles podem atrapalhar a adaptação ao exercício, além de provocar uma redução na hipertrofia muscular. Alguns casos específicos, o uso intra treino da NAC é possível, como por exemplo, provas intermitentes onde há um aumento da produção de radicais livres e pra contê-los, fazemos o uso no intervalo de uma prova para outra, além disso, provas de sprints e contra relógio, são interessantes a suplementação próximo da prova. As doses para o esporte variam de 600mg a 4g. 

“Esse texto foi escrito por Michel Sueira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@177.154.191.246.”

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *