Os packs são produtos que mesclam em diversas cápsulas ou sachês solúveis uma série de substâncias como aminoácidos, vitaminas e minerais e que prometem auxiliar os praticantes de musculação a alcançarem o tão sonhado físico.
Mas será que eles realmente têm efeito?
A combinação de substâncias costuma ser bem sucedida na suplementação, mas a grande questão para o entendimento se esses packs são funcionais realmente é a dose dos componentes que eles ofertam. A grande maioria dos packs trazem substâncias interessantes e com potencial terapêutico comprovado pela ciência, mas pecam nas doses.
Nutrientes com creatina, Leucina e beta-alanina que são referenciadas muito bem nas publicações científicas são rotineiramente utilizadas com ingredientes capazes de melhorar o treino e algumas delas, a creatina principalmente, de melhorar a composição corporal. No entanto, tão importante quanto a substância consumida é a sua dose, fator este onde muitos dos packs derrapam.
Em conclusão, o problema não é a associação das substâncias ou tipo de produto, mas sim as doses que são baixas na grande maioria deles.
Este texto foi escrito por Rafael Froccowier, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco.