A pimenta preta, é uma das especiarias mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo, é produzida a partir dos frutos secos da planta Piper nigrum. Ela possui um princípio ativo chamado piperina que é muito estudado na comunidade científica devido seus fins terapêuticos e suas diversas aplicabilidades. Uma de suas aplicabilidades é no processo de emagrecimento.
A piperina contribui para uma melhor redução do perfil lipídico controlando a absorção e excreção de colesterol no intestino, resultando em uma menor capacidade de fornecer ácidos graxos livres ao fígado, isso melhora o perfil lipídico do indivíduo, esse dado reitera uma das aplicabilidades da piperina no processo de emagrecimento.
Outro ponto importante da piperina é sua capacidade de regular os níveis de expressão de PPARγ, SREBP-1c e C/EBPβ mRNA, principais fatores de transcrição envolvidos na adipogênese. Os genes PPARγ, SREBP-1c e C/EBPβ estão envolvidos na regulação do metabolismo e adipogênese (o processo de formação de adipócitos) no corpo humano.
Além de modular o índice de adiposidade, ela é capaz de reduzir biomarcadores relacionados à obesidade juntamente com o status antioxidante do corpo.
A piperina é comumente encontrada em suplementos juntamente com a cúrcuma longa, dados científicos apontam que ela é capaz de aumentar em 2000% a biodisponibilidade da cúrcuma longa. Importante ressaltar que, a cúrcuma também desempenha um papel importante nas síndromes metabólica, ela atua na homeostase da glicose ao ativar a glicólise, bloquear a gliconeogênese e reduzir o metabolismo de lipídio no fígado. Além disso, melhora a sensibilidade à insulina, reduzindo a resistência à insulina e estimulando a função das células B pancreáticas. O efeito da curcumina é independentemente da via da insulina, induzindo a expressão do transportador de glicose-4 (GLUT4) para aumentar a absorção da glicose periférica.
POSOLOGIA: 20mg – 40mg
Esse texto foi escrito por Breno Prachedes @breno_prachedes, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)