O leite, bebida universal conhecida desde as mais remotas épocas, é definido do ponto de vista biológico como o produto originado da secreção das glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. Não é somente importante para a manufatura de produtos lácteos, mas também devido à sua múltipla funcionalidade e elevado valor nutricional.
As proteínas do leite compreendem duas frações principais: caseína micelar(80%), que se apresentam principalmente em estado coloidal denominado de micela e por isso o nome caseína micelar. E a proteína do soro do leite que corresponde aos 20% restantes. A caseína micelar possui uma característica físico-química em sua cadeia por ser uma proteína de estrutura aberta, isso confere a mesma uma capacidade de emulsão, formação de gel, resistência térmica ao calor.
Quanto ao seu processo de digestão, a caseína quando chega no intestino forma um gel e isso faz com que os aminoácidos sejam liberados de maneira gradual na corrente sanguínea. Tal fato justifica bastante a sua utilização em momentos de jejum prolongado, como é o exemplo do sono. Um estudo demonstrou que 30g de caseína administrada no pré-sono foi superior para aumentar saciedade matinal em comparação com a proteína do soro do leite e uma fonte de carboidrato.
Do ponto de vista para o consumo da caseína próximo ao treino, não demonstrou ser a melhor opção das fontes proteicas, por ter elevado menos os níveis de insulina, que são importantes quando se fala em uma refeição próxima ao treino (menos de 1h). Além do grande papel anti catabólico, a caseína é utilizada para produção de peptídeos biologicamente ativos como exemplo, peptídeos envolvidos na imunomodulação, e isso pode estar relacionado com o fato de alguns estudos mostrarem que a caseína parece desempenhar um papel anti inflamatório.
Por fim, a caseína é uma excelente opção proteica para o dia a dia, a sua quantidade de aminoácidos essenciais satisfaz os requerimentos do padrão de referência da FAO (Food and Agriculture Organization), que são fundamentais para os processos metabólicos relacionados com a melhora da composição corporal dos indivíduos.
Esse texto foi escrito por Vitor Nascimento (@vitornascimentonutri – Pesquisar (bing.com), baseado em artigos científicos. Todo material pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@certosaude.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude).