Você sabe o que é fibromialgia? Conhece alguém com essa condição?
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor e fadiga. É caracterizada por pontos sensíveis ao longo do corpo. Indivíduos com essa condição apresentam percepção de dor mais aguçada, impactando negativamente a sua rotina.
Deve ser horrível sentir dor o tempo todo, não é mesmo?
Além da atividade física que é fundamental, alguns suplementos podem ser efetivos para atenuar os quadros de dores e melhorar o dia das pessoas com essa condição. Aqui estão eles:
Magnésio: O magnésio participa de diversas reações do corpo, inclusive as de produção de energia a partir da glicose sem a utilização de oxigênio. Sua deficiência pode modificar a rota metabólica, dando preferência a utilização dos aminoácidos da musculatura como fonte de energia, o que pode impactar negativamente nos sintomas da fibromialgia.
Vitamina C e Vitamina E: Possuem ação antioxidante diminuindo o estresse oxidativo, reduzindo os pontos sensíveis e intensidade da dor.
Vitamina D: Regula importante papel na regulação neuronal, modula neurotransmissores como GABA e NMDA (tem forte ligação com fibromialgia) e reduz vias inflamatórias. A deficiência de vitamina D está relacionada a miopatias nas fibras do tipo 2.
Coenzima Q10: Melhora a função mitocondrial e a fibromialgia parece estar relacionada com a disfunção dessa importante organela. A suplementação de coenzima Q10 restaura a função da mitocôndria e contribui para redução das dores.
Esse texto foi escrito por Eduardo Novaes, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)