A vitamina D é ativada no corpo humano por meio de um processo que ocorre na pele, fígado e rins. Quando a pele é exposta à luz solar, especialmente à radiação ultravioleta B (UVB), o 7-dehidrocolesterol presente na pele é convertido em vitamina D3 (colecalciferol). Em seguida, a vitamina D3 passa por uma série de transformações no fígado, onde é convertida em 25-hidroxivitamina D [25(OH)D], também conhecida como calcidiol. A 25(OH)D é então transportada para os rins, onde sofre uma segunda ativação e é convertida em sua forma biologicamente ativa, conhecida como 1,25-dihidroxivitamina D [1,25(OH)2D] ou calcitriol. O calcitriol é a forma ativa da vitamina D e desempenha diversas funções no organismo. A suplementação de colecalciferol é claramente mais benéfica do que a suplementação de ergocalciferol no aumento das concentrações séricas de 25(OH)D.
Aplicabilidades frequentes:
Saúde Óssea: A absorção eficaz de cálcio e fósforo no intestino depende da vitamina D. Além disso, é fundamental para a formação e manutenção de ossos e dentes saudáveis, o enfraquecimento dos ossos e o aumento do risco de osteoporose e fraturas ósseas estão associados a uma deficiência de vitamina D.
O Controle do Cálcio: A hipocalcemia (baixos níveis de cálcio) e a hipercalcemia (altos níveis de cálcio) são evitadas pela vitamina D, que ajuda a regular os níveis de cálcio no sangue.
O Sistema Imune: A vitamina D regula o sistema imunológico e ajuda regularmente na resposta a infecções e inflamações. Os níveis adequados de vitamina D podem ajudar o corpo a se proteger contra infecções.
O Sistema Nervoso e o Cérebro: No cérebro, a vitamina D tem receptores e participa de várias funções neurológicas, como a regulação dos neurotransmissores. Existe uma correlação entre deficiência de vitamina D e distúrbios neurológicos, como a depressão.
Saúde dos Músculos: A deficiência de vitamina D está associada à dor e fraqueza musculares e à diminuição da função muscular.
Inflamação: As características antiinflamatórias e antioxidantes da vitamina D podem ajudar a diminuir a inflamação persistente no corpo. Podendo reduzir enxaqueca e dor crônica.
Bariátrica: Pessoas que fazem bariátrica têm uma redução da absorção de vitamina D.

Posologia: 1.000 a 5.000 UI por dia.

Esse texto foi escrito por Breno Prachedes @breno_prtachedes, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@certosaude.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *