O crossfit é um exemplo de treinamento funcional de alta intensidade, o qual promove força e condicionamento, sendo utilizado para otimizar a competência física em, no mínimo, dez domínios, dos quais cabe citar: resistência cardiovascular/respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
A rotina de treinos do Crossfit é baseada em movimentos variados e executados em alta intensidade, os quais são programados para serem realizados no menor tempo possível ou para realizar o máximo de repetições em um período específico. O treino diário é nomeado como ‘workout of the day’ (WOD) pode incluir exercícios dos principais elementos da ginástica, levantamento de peso e atividades cardiovasculares.
Dentre os suplementos para o crossfit, podemos destacar os carboidratos. Isso porque o crossfit tem elevado consumo de glicose para o fornecimento de energia devido a intensidade, reduzindo os estoques de glicogênio muscular e consequentemente queda no rendimento e fadiga muscular. Os carboidratos então irão auxiliar para melhora de performance e desempenho do atleta por preservar o glicogênio muscular e hepático, geração de energia e ainda terá atuação na ressíntese de glicogênio pós-treino.
A beta-alanina também pode ser uma estratégia para redução da fadiga muscular, uma vez que o crossfit induz uma maior produção de lactato e maior liberação de íons H+, reduzindo o pH e desencadeando uma acidose metabólica. A carnosina, um dipeptídeo formado pela beta-alanina e histidina, exerce função tamponante, reduzindo essa acidose metabólica. Dessa forma, a suplementação de beta-alanina demonstra ser eficaz para formar a carnosina e combater a queda do pH quando o exercício for bem intenso e de curta duração, mais especificamente em exercícios com duração superior a 30 segundos e inferior a 10 minutos, como nas sessões de treinamento do crossfit.
No treinamento de crossfit é possível também atentar-se a substâncias que reduzem a percepção de esforço subjetivo com o objetivo de aumentar desempenho, força e carga de treino. Entre estas substâncias cabe destacar a cafeína e a capsaicina. A cafeína estimula o sistema nervoso simpático aumentado o estado de alerta, reduzindo a sensação de fadiga. Além disso, a cafeína atua na sensibilização dos canais de cálcio no músculo, estimulando a contração muscular, promovendo força. Já a capsaicina atua na ativação do TRPV1 e assim ocasiona uma sensação de calor. Outrossim, estimula o sistema nervoso simpático, caracterizando um efeito termogênico.
A suplementação de creatina monoidratada é imprescindível para os praticantes do crossfit, isso porque a creatina consegue aumentar os estoques de fosfocreatina, o que aumenta a capacidade de ressíntese rápida ATP, nossa molécula de energia, durante os exercícios de alta intensidade. Además, a creatina pode ainda contribuir para a recuperação de atletas após treinos intensos. E não podemos esquecer-nos da proteína para favorecer a síntese protéica e gerar hipertrofia.
Esse texto foi escrito por Alanna Batista, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)