A principal característica do Complexo B é o fato de ser um grupo de vitaminas hidrossolúveis, que dissolvem-se facilmente na água e são excretadas do corpo pela urina, portanto, você precisa delas diariamente. Outra característica notável do complexo B é que suas vitaminas muitas vezes agem sinergicamente. Em outras palavras, os complexos vitamínicos do complexo B interagem e se complementam para desempenhar com eficiência suas funções no organismo.
A pelagra é uma doença causada por uma deficiência grave de niacina (vitamina B3) na dieta. A deficiência de vitamina B6 pode afetar adversamente a função gonadal, ou seja, a função dos órgãos reprodutivos, como os ovários nas mulheres e os testículos nos homens. Além disso, a suplementação de B6 pode aumentar a atividade dos neurônios dopaminérgicos reduzindo prolactina o que gera maior busca por prazer.
N1-metilnicotinamida (MeN) é um metabólito da niacina (vitamina B3) formado por uma reação de metilação. Além da conversão nas coenzimas NAD e NADP, a formação de MeN é outra via metabólica para a niacina. NAD e NADP participam da reação como transportadores de elétrons. A nicotinamida é um componente essencial das coenzimas NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo) e NADP (nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato). A nicotinamida também possui propriedades antioxidantes, protegendo as células dos danos dos radicais livres e do estresse oxidativo. Neutraliza espécies reativas de oxigênio e reduz a inflamação associada a processos oxidativos. A administração de nicotinamida a ratos em doses de 400 e 800 mg/kg diminuiu o estado antioxidante total (TOS), os níveis de caspase 3 (CASP3) e citocromo c (CYC) e aumentou o estado antioxidante total (TAS) e o hormônio folículo-estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH) e níveis de testosterona.
Um estudo mostrou uma correlação entre o Índice de Androgênio Livre (FAI Free Test) e a ingestão de algumas vitaminas, como niacina e vitamina B6. Quanto menor a ingestão, menor o valor de testo livre. Um dos estudos ligando B6 a problemas hormonais analisou uma condição específica chamada astenozoospermia. Homens com astenozoospermia têm níveis mais baixos de vitamina B6 no plasma seminal do que homens com motilidade espermática normal. De fato, os efeitos benéficos observados da vitamina B6 na motilidade espermática foram devidos à diminuição do dano oxidativo espermático, diminuição do acúmulo de homocisteína no esperma e aumento da produção de hormônios gonadais. Níveis séricos adequados de B6 têm a capacidade de diminuir a homocisteína em homens.
Um estudo sugere que a vitamina B6 desempenha um papel na ação da testosterona, influenciando a reciclagem do receptor do núcleo para o citosol após a translocação inicial.
- Metabolismo de captação de testículo via receptores nucleares de androgênio: após a ligação da testosterona a esses receptores, o complexo hormônio-receptor se transloca para o núcleo da célula, onde se liga a regiões específicas do DNA e controla a transcrição de genes associados à atividade androgênica.
Esse texto foi escrito por Breno Prachedes @breno_prachedes, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos, mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por @certosaude)